O Artista
O Artista
MARCELO ZENI
Artísta plástico, Designer Gráfico, Professor
Marcelo Ricardo Zeni nasceu em Muçum no Rio Grande do Sul em 24 de novembro de 1964. Residente em São Leopoldo desde 1981. É artista plástico e designer gráfico, formado pela faculdade de Belas Artes da Feevale, curso de profissionalização do artista plástico e especialização em design gráfico arte na comunicação pela Unisinos.
Atua no mercado de arte desde 1984, desenvolvendo atividades também em design gráfico desde 1987, atualmente exerce a docência no curso de design da universidade Feevale. Foi membro integrante e fundador do Grupa Arte 15 de São Leopoldo durante 7 anos.
Os primeiros contatos com a arte se deram na igreja da comunidade onde nascera, encontrando nas paredes e teto obras pintadas pelo artista italiano Cremoneze, representando cenas e tradições religiosas que durante sua infância foram seu único referencial de artes plásticas.
Sua produção sempre girou em torno de temas relacionados a sua vida e influências, algumas do renascimento italiano que vão se somando a todos os movimentos posteriores que o artista tem contato.
Desde o começo, assumiu uma linguagem figurativa e tem se mantido fiel a ela mesmo assumindo influências externas, buscando mais do que a originalidade, uma autenticidade de expressão, sem se comprometer com modismos das linguagens contemporâneas.
Ao longo de sua produção são percebidas as diferentes fases e evoluções na expressão e na exploração da técnica, suas temáticas estão relacionadas ao seu cotidiano, muitas vezes resgatando temas relacionados ao passado ou o que chama sua atenção no momento, buscando uma forma de expressão autêntica da cor, do desenho e das coisas da alma.
Os relacionamentos e questões existenciais são abordados de forma sutil em sua produção atual, mais representativas de uma busca interior que apontam para vários caminhos que o artista desconhece.